Dados censitários revelam que, no Estado do Rio de Janeiro 46,5% dos domicílios familiares são chefiados por mulheres, das quais 21,1% declaram renda familiar inferior a um salário mínimo. Por isso, depois de uma pesquisa de interesse na Comunidade Amorim, decidimos implantar a Oficina de Modelagem, Corte, Costura, Estamparia e Estética, ou Oficina Amorim.
O objetivo do Projeto é fornecer conteúdos de ensino que permitam o incremento de renda familiar, especialmente por parte do público feminino, através dos serviços que venham a ser prestados pelos participantes dos Cursos.
As atividades serão monitoradas pela Diretoria da Associação em todas as etapas, através de entrevistas com os beneficiados, preenchimento de questionários de avaliação, inclusive utilizando a experiência de professores que compõem o quadro associativo. A equipe responsável pela infraestrutura e pelo ensino é formada por pessoas qualificadas, preferencialmente recrutadas na Comunidade Amorim e no Complexo de Manguinhos como um todo.
Estima-se a população da Comunidade Amorim entre sete e dez mil pessoas. Uma simples pesquisa por nós realizada demonstrou que é grande o número de interessados nas diversas modalidades dos cursos que fazem parte do Projeto. Mais adiante os cursos poderão ser desdobrados para segmentos semelhantes ou especializados.
Obras e instalações
A implantação e desenvolvimento da Oficina requeria um espaço adequado na Comunidade. O único local disponível para venda situava-se na Vila Leila Diniz, nº 23 casa 2, de aproximadamente 45 m2. O espaço encontrava-se em estado de total precariedade, exigindo uma reforma completa, que incluiu levantamento de paredes, chão, teto, ligação de esgoto, água, instalações elétricas e hidráulicas, etc.
As instalações elétricas exigiram a elaboração de projeto, autorização da Light, colocação de relógio, solução de problemas burocráticos, compra de material, incluindo poste, cabos, suportes, fiação e lâmpadas. O mesmo aconteceu com relação à colocação do telefone da Oficina, que exigiu várias visitas de técnicos e instalações para enfim termos a instalação pronta. O aparelho de ar condicionado (split), foi adquirido após o exame de diversos orçamentos, e a instalação também foi complexa. Os trabalhos incluíram o levantamento das paredes, chão, portas, construção de instalações hidráulicas e de esgoto. Fizemos um banheiro e uma copa. O resultado foi muito bom. Temos um espaço digno, e inclusive pintamos a entrada da Vila Leila Diniz, onde se situa a Oficina.
Mais tarde, foi necessária uma reforma, a qual também está completa. Foi preciso refazer paredes, chão e pintura, pois ocorreu umidade derivada do desnível do nosso terreno em relação ao do vizinho. Tivemos também que colocar um basculante e uma tela na porta, para melhor circulação de ar.
Enfim, o espaço da oficina está pronto, bem refrigerado, iluminado e bonito, com a documentação perfeitamente legalizada.
Máquinas e equipamentos
Conseguimos alocar na Oficina uma máquina reta industrial, uma overlock, uma colarete, uma de corte e uma mesa, além de algumas máquinas caseiras recebidas em doação. Ainda não são suficientes para a continuidade do Projeto, mas foram úteis par a turma-piloto do Curso de Modelagem, Corte e Costura Industrial.
Turma-piloto
Após uma aula inaugural festiva, foi desenvolvida uma turma-piloto de Modelagem, Corte e Costura, com a participação oito moradoras da Comunidade selecionadas entre as interessadas. Foi importante evento para que pudéssemos aperfeiçoar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da Oficina.
Patrocínios
Buscamos a sequência do Projeto com a formação do número de turmas necessário para atender à demanda. Para tal aprontamos um detalhado Projeto, que especifica metodologia, objetivos, ações, necessidade de ampliação do maquinário, conteúdo dos Cursos, infraestrutura necessária etc. O apoio externo faz-se necessário, por isso estamos em contato com entidades que apoiam Projetos Sociais iniciantes como o nosso.